quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A Porta

Desde o começo de tudo, a porta tem sido usada de várias formas. O Senhor Deus disse à Caim "O pecado jaz à porta". O que significava, que havia a intenção de pecar, mas que podia se evitar, tudo dependia de si próprio,no interesse de obedecer, ou não, à Deus (Gen 4.7) -Ele não obedeceu.
Noé construiu a Arca, e não teve que se preocupar com a porta, porque o Senhor fechou-a por fora. Uma confiança total e absoluta da parte de Noé (Gen 7.16).
Abraão, sentado à porta da tenda, observou a chegada de estranhos. Para proteger sua família, deveria convencer os visitantes, que não entrassem em sua casa, oferecendo comida e água.
Tão prestativo, hospedou anjos que anunciaram a chegada de seu filho Isaque. Sara,na porta também, ouvia toda a conversa, que a fez sorrir (Gen 18.1 e 10).
Ló fechou a porta atrás de si. Numa tentativa de negociar a segurança dos anjos que estavam em sua casa.Foi salvo pelos próprios anjos que o colocaram pra dentro, quando os homens tentaram um arrombamento.Os homens da cidade, foram feridos de cegueira, para não encontrarem a porta,porque, Deus quis assim (Gen 19.10).
O povo de Israel deveria colocar sangue do Cordeiro nos umbrais das portas evitando a morte dos primogênitos (Gen 12.7).Esse foi o lugar escolhido por Deus, para que o anjo olhasse, e trouxesse salvação aos primogênitos de Israel.
Eli esperava notícias, da Arca de Deus, que haviam levado à guerra. Ela, que representava a presença de Deus, era a preocupação de Eli.E, na porta da cidade, pra sua tristeza, soube que a Arca fora levada pelos Filisteus.Morreu Eli, por uma notícia, que ele já sabia, pois havia sido anunciada, pelo jovem Profeta Samuel(I Sam 4.18)
Mardoqueu sentava-se à porta do Rei, ouvia atentamente conversas e planos,e tomava atitudes cabíveis (Ester 2.21 -23).Na porta do Rei, mostrava que tinha convicções. Que não abria mão de seus valores. Não havia interesse em se igualar, e levou adiante seus propósitos.Quando se entristeceu, demonstrou claramente, não aceitando, oferta de roupas novas (Ester 4-4).
Pedro, após ter sido libertado de uma forma milagrosa, da prisão, de onde sairia morto,foi bater à porta dos crentes que oravam por ele. Assustado, batendo sem parar,quase foi atendido por uma adolescente, que de tanta alegria não abriu a porta,indo comunicar aos outros, que finalmente, abriram, e ficaram espantados, apesarde estarem orando por isso (Atos 12.16 e 17).
Apocalipse 21:25, fala da nova Jerusalém, que só entrarão, os que estão inscritos
no livro da vida do Cordeiro.Cidade, onde as Portas, nunca se fecharão.
E Cristo diz; Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,Entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo(Apocalipse 3-20).

O pecado jaz à porta.

Jesus está à porta.

A escolha é sua.

(texto de Rute Teixeira de Macedo)

Nenhum comentário: