quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O sonho de Deus (Crianças brincando)

Jerusalém havia sido destruída e o povo exilado. Conseqüência de uma intensa desobediência.

Mas, como todo o bom pai que ama, perdoa e sonha com o melhor para seus filhos, o plano de Deus era restabelecer a cidade.

Entre os lindos sonhos de Deus, estava a criança: “E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão."(Zacarias 8:5).

A inocência, a despreocupação das crianças que as fazem brincar, estavam incluídas no querer de Deus. Como é delicioso pensar que Deus quer o bem de todos. Ele não sonhou com crianças sendo escravizadas, envergonhadas, expostas aos maus tratos, apanhando desnecessariamente. Sonhou sim, com crianças brincando!

Que esse “Sonho de Deus” se concretize através de nós, os pais e as autoridades.

Oremos sempre pelas crianças que passam por situações desfavoráveis.


Rute Teixeira de Macedo

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Caminhando com Jesus

Um homem chamado Jairo, vai a procura de Jesus, para resolver um grande problema. Sua única filha está tão doente que precisa da visita de Jesus. Jairo pede que Jesus imponha as mãos na menina para que sare e viva.

E começa aí, a caminhada com Jesus.

A multidão o aperta. Jesus está cercado por todos os lados e por todos os tipos de pessoas. Difícil caminhar com Jesus.

  • Uma mulher que precisa e quer ser curada, toca nas vestes de Jesus e recebe a cura. Mas de acordo com a lei, ela está imunda. (Levítico 15.25) Por isso, não quer que ninguém saiba.
  • Jesus quer que ela se revele e insiste no assunto de que alguém o tenha tocado. Claro que Ele sabe. Ele disse que Natanael era sincero sem conhece-lo de perto( João 1. 47). Como não sabe quem o toca?
  • Enquanto isso, Jesus ensina a Pedro sobre a diferença entre um toque intencional, ou involuntário. Pedro precisa saber disso (Lucas 8.46).
  • A mulher prostra-se diante de Jesus e explica-lhe o motivo de tal atitude, acrescentando a informação de que recebe cura imediata.

    Que felicidade! A mulher ouve de Jesus o incentivo pra estar animada, que sua fé é o motivo de sua salvação, chama-a de filha, e diz-lhe que vá em paz.
    Mas com tantos acontecimentos, tudo fica mais demorado, e a filha de Jairo morre… O Mestre não sabe da urgência?
    Jairo espera… Espera… Espera… E comtempla a misericórdia de Jesus para com as pessoas, e o poder de Deus em sua família.


    Caminhando com Jesus, aprendemos a caminhar com as pessoas, a sentirmos suas necessidades. E com certeza, nos maravilhamos com os feitos de Deus.
( Lucas 8. 40-56)

Rute Teixeira de Macedo

Envelhecer é uma benção

Eram os filhos de Eli, filhos de Belial, não conheciam ao Senhor( 1 Samuel 2.12).Trabalhavam esses homens no Templo, ministravam o sacerdócio, mas não conheciam ao Senhor. Não passaram pela experiência de reconhecer que Deus é Soberano e Absoluto,que diante Dele nada somos, que Ele é digno de todo Louvor e Glória e Honra. Mas, trabalhavam, estavam no templo, oferecendo sacrifícios e ao mesmo tempo adulterando.
Mulheres levianas, que com certeza dirigiam elogios, que sorriam com simpatia, se produziam da melhor forma. Afinal, conquistar um Sacerdote deveria ser importante.

O Templo era o lugar mais visitado, o Sacerdote, o homem mais conhecido, era com certeza, um privilégio.

Mas, se no Templo não era permitida a entrada de prostitutas, seriam com certeza, adoradoras. As mulheres, em bandos se ajuntavam à porta da Tenda da Congregação (1Sam 2.22) .

No livro de Provérbios, há informações, sobre adoração e prostituição. Uma cilada de religiosidade apresentada à um jovem, levando-o a se prostituir. ("Sacrifícios pacíficos tenho comigo: Hoje paguei os meus votos." Prov 7.14 ).

Não resistindo a tantos encantos, e não tendo a repreensão do Pai, envolveram-se com as mulheres.

E valores morais corrompidos, que importa o culto? Fizeram com que as pessoas desprezassem o culto, a oferta ao Senhor(1 Sam 2.17).

Vieram então as consequências

Os Filisteus guerrearam com Israel, venceram e levaram a Arca. Antes de tudo isso o Sacerdote Eli ouvira do profeta: “ Não haverá por todos os dias, velho algum em tua família(...)Toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar a idade varonil."(1 Sam.2.32 e 33).
Que alcancemos a bênção de envelhecer.
Conheçamos o Senhor, sirvamos-lo com fidelidade. Não deixemos que os homens desprezem a oferta ao Senhor, o culto,com nossas atitudes insensatas.

"O que adultera é falto de entendimento, destrói a sua alma o que tal faz" (Prov. 6.32)

Rute Teixeira de Macedo

Grandes coisas o Senhor te fez

Jesus chegando em um determinado lugar, encontrou um homem ferido, inquieto e violento, que morava nos sepulcros.Sobre ele dominava uma força maior que a sua, controlando seus movimentos. Após Jesus tê-lo libertado dessa força demoníaca, todos ficaram atemorizados, ao verem-no assentado, vestido e em perfeito juízo. (Lucas 8; 35).
Chegou a hora de Jesus partir.Aquele homem rogava que Ele o deixasse seguí-lo.Talvez sentisse medo de estar longe de Jesus, e ser dominado novamente, sem ter quem o livrasse.Ou talvez pelo conforto de estar pertinho daquele que o libertara, ou mesmo, desejasse serví-lo em agradecimento.
Nada mais deveria preocupá-lo.A libertação estava garantida. Não havia necessidade de temer, pois Cristo lhe assegurou, “Grandes Coisas o Senhor te Fez”.Se, o Senhor fez, estava feito.
Jesus mandou-lhe falar aos seus, algo muito grande!Muito importante! Ele havia conseguido o milagre da libertação!Não seria como os outros discípulos. Não aprenderia sobre o fermento dos fariseus, não comeria do pão multiplicado, não veria Jesus andando por cima do mar, não presenciaria tantos milagres feitos por Jesus, não ouviria Jesus falar aa respeito dos lírios, das crianças,dos sinais de sua vinda, e não acompanharia Jesus até a cruz.
Mas, ele recebeu uma missão.Voltar para casa, para os seus e contar-lhes “Grandes Coisas”.
Ele não poderia ensinar-lhes que a vida é como a erva ou como um vapor.Mas poderia ensinar-lhes que a vida liberta por Cristo, era sim,uma grandiosidade.
Jesus, não lhe disse: "Ide por todo o mundo", mas, “Volta para tua casa,para os teus,e conta-lhes o que o Senhor te fez ecomo teve misericórdia de ti.”

O QUE O SENHOR NOS FEZ?

(texto, Rute Teixeira Macedo)

Baseado em Marcos 5; 1- 20 

A Porta

Desde o começo de tudo, a porta tem sido usada de várias formas. O Senhor Deus disse à Caim "O pecado jaz à porta". O que significava, que havia a intenção de pecar, mas que podia se evitar, tudo dependia de si próprio,no interesse de obedecer, ou não, à Deus (Gen 4.7) -Ele não obedeceu.
Noé construiu a Arca, e não teve que se preocupar com a porta, porque o Senhor fechou-a por fora. Uma confiança total e absoluta da parte de Noé (Gen 7.16).
Abraão, sentado à porta da tenda, observou a chegada de estranhos. Para proteger sua família, deveria convencer os visitantes, que não entrassem em sua casa, oferecendo comida e água.
Tão prestativo, hospedou anjos que anunciaram a chegada de seu filho Isaque. Sara,na porta também, ouvia toda a conversa, que a fez sorrir (Gen 18.1 e 10).
Ló fechou a porta atrás de si. Numa tentativa de negociar a segurança dos anjos que estavam em sua casa.Foi salvo pelos próprios anjos que o colocaram pra dentro, quando os homens tentaram um arrombamento.Os homens da cidade, foram feridos de cegueira, para não encontrarem a porta,porque, Deus quis assim (Gen 19.10).
O povo de Israel deveria colocar sangue do Cordeiro nos umbrais das portas evitando a morte dos primogênitos (Gen 12.7).Esse foi o lugar escolhido por Deus, para que o anjo olhasse, e trouxesse salvação aos primogênitos de Israel.
Eli esperava notícias, da Arca de Deus, que haviam levado à guerra. Ela, que representava a presença de Deus, era a preocupação de Eli.E, na porta da cidade, pra sua tristeza, soube que a Arca fora levada pelos Filisteus.Morreu Eli, por uma notícia, que ele já sabia, pois havia sido anunciada, pelo jovem Profeta Samuel(I Sam 4.18)
Mardoqueu sentava-se à porta do Rei, ouvia atentamente conversas e planos,e tomava atitudes cabíveis (Ester 2.21 -23).Na porta do Rei, mostrava que tinha convicções. Que não abria mão de seus valores. Não havia interesse em se igualar, e levou adiante seus propósitos.Quando se entristeceu, demonstrou claramente, não aceitando, oferta de roupas novas (Ester 4-4).
Pedro, após ter sido libertado de uma forma milagrosa, da prisão, de onde sairia morto,foi bater à porta dos crentes que oravam por ele. Assustado, batendo sem parar,quase foi atendido por uma adolescente, que de tanta alegria não abriu a porta,indo comunicar aos outros, que finalmente, abriram, e ficaram espantados, apesarde estarem orando por isso (Atos 12.16 e 17).
Apocalipse 21:25, fala da nova Jerusalém, que só entrarão, os que estão inscritos
no livro da vida do Cordeiro.Cidade, onde as Portas, nunca se fecharão.
E Cristo diz; Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,Entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo(Apocalipse 3-20).

O pecado jaz à porta.

Jesus está à porta.

A escolha é sua.

(texto de Rute Teixeira de Macedo)